Artigos

VITAMINA D

Publicado em 24/05/2017

A vitamina D recebeu este nome por que cientistas inicialmente assumiram que fosse uma vitamina, mas pesquisas posteriores mostraram que teria havido um erro na categorização. É considerado atualmente um pré-hormônio, produzido no seu corpo à partir do colesterol em resposta à exposição da pele ao sol.

Como um pré-hormônio, a vitamina D tem uma enorme influência na sua saúde, é o único substrato conhecido para uma potente reorganização e manutenção dos hormônios esteroides. Receptores que respondem à vitamina D têm sido descritos em quase todo tipo de célula humana.

Infelizmente, há décadas se promove o uso de protetores solares ao sair de casa, embora também ninguém queira um melanoma e um envelhecimento precoce, correto? Torna-se um processo de saúde pública pessoas com menor imunidade e baixa qualidade de densidade mineral óssea. Mas, justamente por se tratar de um pré-hormônio, que o Endocrinologista pode corretamente afirmar se o nível daquela pessoa é suficiente ou quando e como repor e o que esperar de manutenção, uma vez que o uso como complementação na forma de “suplemento”, avaliado por um profissional sem experiência na área pode levar a uma taxa de vitamina D persistentemente baixa ou muito alta, o que é tóxico. Mas pior ainda, é o uso e a concentração inadequados para a saúde.

Fonte: Pixabay

Fonte: pixabay.com