A bomba de infusão de insulina é um boa e prática maneira de trata o diabetes insulinodependente, conhecido como do tipo 1.
Ela contém um recipiente cheio de insulina de ação rápida e isto pode levar a maior liberdade do paciente como em relação à múltiplas picadas de insulina durante o dia e a ideia é que proporcione um melhor controle metabólico, pois tenta mimetizar (imitar) o que um pâncreas normal habitualmente faria.
Essa é a opinião do Dr. Paulo César Alves da Silva, médico endocrinologista de adultos e crianças, que diz ainda que é evidente a melhora dos valores de um exame que os diabéticos estão bem familiarizados, com o nome de hemoglobina glicada.
Este exame reflete a média das glicemias durante os últimos 30 a 40 dias, sabidamente levando à maior proteção da retina, rins e coração. Valores abaixo de 7% são considerados bem bons.
Tratar crianças adolescentes portadores de diabetes não é uma ciência exata. Exige muito entendimento da doença, parceria, mas principalmente uma conversa franca entre o paciente e seu médico assistente, principalmente na época da puberdade.
Crianças menores de 5 anos, com diabetes é outra situação que exige um cuidado adicional.