A adolescência dura de dos dez aos 20 anos segundo orientação da Organização Mundial da Sade.
É muito comum os pais levarem seus filhos ao médico até 6 – 7 anos, de depois, como estão bem ficam sem médico e entram na puberdade sem qualquer assistência.
É uma época em que se avalia a expectativa de estatura final, desvios de coluna, saúde dos testículos, peso, doenças prevalentes na família e a constituição corporal do pré-púbere e do adolescente e outras informações cruciais nessa fase da vida.
O Dr. Paulo César Alves da Silva, médico endocrinologista de adultos e crianças, revela que após os pais entrarem na sala e informar sobre a saúde do paciente desde a gestação arte a idade atual, deve ser facultado um tempo para que o médico fique sozinho com a criança, principalmente meninos, que têm, maior dificuldade em se abrirem plenamente. Isto pode ser um rico detalhe para ajudar o paciente nesta fase e ele passa a ter um aliado para sua saúde, e qualquer tema que lhe traga angústia e ele gostaria de perguntar e falar sobre.
Orientações sobre sexualidade, uso de drogas e bebida alcoólica a responsabilidade que a idade começa a gerar, as doenças sexualmente transmitidas, são temas que não devem ser omitidos e os pais, por melhores amigos que possam ser de seus filhos, por vezes os filhos não se sentem à vontade para este tipo de conversa, pelo menos na grande maioria, conforme conclui o Dr. Paulo.