O café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia?
A revista American Journal os Clinical Nutrition publicou um estudo científico responde a pergunta feita acima como : SIM
O hábito de não fazer a primeira refeição ao acordar aumenta as chances de resistência insulínica, estado inflamatório corporal, ganho de peso e estado pré-diabético latente.
MAS: o estudo sugere que a questão da inflamação ainda não está bem estabelecida nestes casos e pular o desjejum ou o jantar pode facilitar a perda de peso, uma vez que há maior queima de energia durante as horas ativas do dia. No entanto, “pular” refeições ou se submeter á jejum intermitente pode não ter efeito em grande número de pessoas e evoluir para um efeito contrário.
Se a ideia for perder peso, parece que o melhor seria “pular” o jantar pois o controle do nível de açúcar no sangue se dá de maneira mais efetiva pela manhã do que a noite.
NUNCA faça “experimentos” alimentares sem a avaliação e orientação do seu endocrinologista, especialista com formação em metabolismo e função hormonal. Lembrar que caloria é uma situação, ter o metabolismo disfuncional é outra completamente diferente.