A doença coronária é provocada em geral pela aterosclerose, que se caracteriza pela presença de placas que obstruem o fluxo de sangue nesses vasos. Esses bloqueios são causados pelo acúmulos de lípides (material gorduroso) na parede vascular, o que é conhecido como placa de ateroma ou “lesão”.
Qualquer pessoa pode desenvolver aterosclerose em suas artérias coronárias. Entretanto, algumas estão mais predispostas, por apresentarem fatores de riscos que, especialmente quando associados, aumentam a probabilidades de aparecimento da doença.
Esses fatores são:
– Tabagismo;
– Diabetes;
– Hipertensão arterial (pressão alta);
– Dislipidemia: aumento das gorduras sanguíneas (colesterol e triglicérides), problema potencializado por dieta inapropriada;
– Excesso de peso;
– Estresse;
– Histórico familiar de doença coronária (parentes próximos que já tenham apresentado angina ou infarto do miocárdio).
A Nossa Proposta
Um diagnóstico clínico e precoce da aterosclerose, determinando se é devido à erro alimentar ou quadro metabólico, onde o organismo não consegue manter a taxa de lípides corporais adequados e necessita de medicação.
A escolha da medicação mais adequada quer pela eficácia quer pela modernidade é iniciada.
Crianças e adolescentes magros ou obesos, podem ter alteração de colesterol, e a aterosclerose pode iniciar-se na infância.